quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fotos são sempre bem vindas...





...Mais ainda quando se está muito cansada depois de um dia muito cheio. Hoje é dia de Célula Comunitária, quando se juntam as pessoas da Vida e da Aliança para formação e partilha. Éramos um total de... seis pessoas! Isso porque a Lorena e a Duca partiram ontem para Fortaleza para a Assembléia Geral da Comunidade Shalom (nas comunidades religiosas tradicionais se chama Capítulo Geral, só que a Igreja tem orientado às Novas Comunidades a assumirem esta outra nomenclatura pela novidade que elas trazem da parte do Espírito Santo à Igreja e ao mundo). A Lorena volta daqui a um mês e a Duca só em janeiro de 2009 e, a Andréa, que também é missionária da Aliança como eu, foi para Nazaré substituir a Socorro ou Mary Help, que também foi para a Assembléia. O trabalho na Basílica é ininterrupto e exige demais de quem trabalha lá, com os turistas. Por isso a casa está desfalcada. Na verdade seríamos sete mas o Tales perdeu o último ônibus que sai de Haifa e teve que dormir por lá.
Vamos às fotos, em sentido horário: interior da Igreja Melquita da vila. Reparem que os arcos protegem o altar - como o Santo dos Santos - onde o sacrifício é oferecido e só o sacerdote entra, (se bem que não é mais tão rígido assim porque os acólitos e sacristão vivem passando por trás do altar). Acho que em todos os cantos do mundo o respeito ao sagrado tem passado por certa crise... Os quatro ícones da frente são de Jesus e Maria, do lado esquerdo de Mar Elias e do outro Mar Jorge, ou seja, o profeta Elias e S.Jorge, muito amados e cultuados na Terra Santa. No Líbano o Santo mais conhecido e popular, o S.Francisco ou S.Antonio de lá chama-se S.Charbel. A videira que está acima dos arcos tem Jesus e os doze apóstolos.
Todos os ícones foram escritos pelo Abuna Samir, que é um jovem padre nos seus 40 anos no máximo. Vou tirar uns closes depois e publicar. Eu fico encantada com o bom gosto destes ícones, com a unção presente neles, e quanto mais os contemplo, mais tenho horror daquelas imagens românticas e aguadas de Jesus louro, com cara quase 'andrógina', Deus me defenda como diz no Ceará! Também há certos 'pantocrartos' no Brasil que são duros e rígidos, que não conseguem expressar o Senhorio de Jesus com a Sua misericórdia e amor.
A próxima foto é minha salinha na Cúria onde fica o arquivo e uma papelada sem fim, mais ou menos organizada, porque o bispo se mudou há pouco tempo para Haifa. Ele passou toda a sua vida sacerdotal em Ibillin onde criou o MEEI, Mar Elias Educational Institutions, que hoje tem mais de 5000 alunos, para dar oportunidade de estudo às crianças árabes, sempre tratadas como cidadãs de segunda categoria pelo Estado de Israel. Esta instituição de ensino é uma profecia em Israel porque abriga alunos cristãos, muçulmanos-druzi (este semestre eles representarão a maioria das matrículas, com quase 60%) e já teve algumas dúzias de alunos judeus, convivendo pacificamente em ambiente regido pelas bem-aventuranças evangélicas católicas. Isso é uma profecia!
Já estive lá e é um lugar privilegiado da presença do Senhor pelo esforço de muitas e muitas vidas, nos últimos mais de 20 anos. Coisas de um bispo santo que arregaça as mangas para fazer o Reino de Deus acontecer e a paz ser vitoriosa! A minha mesa na Cúria dá de frente para uma janela que se abre para uma horta onde se recolhem constantemente pepinos e tomates, e manjericão para um bom molho de macarrão.
Depois do escritório, a próxima foto é do meu quarto e mesa, em casa, de onde escrevo neste momento. A porta que se ve dá para uma varanda no fundo da casa e para o quintal onde estão as parreiras que eu já mostrei em outra ocasião. Do lado da porta está o banheiro com a ducha. Tudo muito prático que eu mantenho bem arrumadinho, com direito à faxina semanal aos sábados.
E por último uma foto de três figos quase maduros, da figueira que fica no portão de entrada da casa. Tirei a foto para mandar de presente para a Emmir, que ama figos maduros - mas não em calda ou cristalizados - pois hoje é aniversário dela. Queria muito tirar uma foto de uns bem grandes, mas as crianças e os adultos da vizinhança não deixam! Mandei assim mesmo, para dar água na boca, tanto dela quanto de qualquer outra pessoa que gostar tanto de figos quanto eu!
Para quem não ia escrever, eu até que exagerei. É o prazer que este blog me dá, o prazer da escrita e de contar um pouco da história de um tempo privilegiado que vivo como misssionária.
Que S. Bernardo interceda por nós! Amém.

2 comentários:

Anônimo disse...

QUE GRACINHA!ADOREI A CRIATIVIDADE LENÇOL D CAMA COR D ROSA LINDO BEM BARBIE BOM GOSTO. SEMPRE FASHION!

Anônimo disse...

Tia ena por favor adoro figo guarda pra mim! lembra no dia q fomos jantar tinha muita sobremesas c cara d figo pensei q era (Risos)Maça em caldas..è dificil esquecer!