terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Visita a Jerusalém


É uma sensação nova passear em Jerusalém sem se sentir turista. Foi isso que aconteceu comigo ontem ao acompanhar o bispo Elias Chacour até Jerusalém. Enquanto ele participava de uma reunião no Knesset, que é o Parlamento de Israel, eu batia perna pela Cidade Velha. Foi uma experiência única porque pude andar sozinha, sem obrigação de correr, podendo me deter nos detalhes das construções e das pedras milenares..., pude observar o rosto dos turistas, aos bandos, falando sobretudo inglês, polonês e espanhol..., e pude rezar quanto tempo quis diante do que me interessasse.

Me detive longamente na Abadia da Dormição, onde Nossa Senhora foi assunta aos Céus pelos anjos. Tirei lindas fotos. Uma das mais belas foi a de um mosaico de Jesus que está sobre o esquife em madeira representando a Virgem que dorme. Muito bonito, realmente! E a outra pintura, na verdade um afresco, representa Nossa Senhora rezando - ela está de olhos fechados - ladeada pelos doze Apóstolos, na manhã de Pentecostes, esperando que a promessa do Senhor se cumprisse. Cheguei a levar um carão do guardinha pois fiquei tão encantada com o afresco que fui me aproximando, aproximando...me desculpei pela invasão do espaço, mas já era tarde, eu já havia fotografado. Esta foto acima é o detalha de Nossa Senhora rezando, ladeada de S.João e de S.Pedro.

Sem nenhum exibicionismo, já que contar isso na web pode parecer que quero me 'amostrar', rezei longamente neste lugar, junto dos anjos, da Virgem Imaculada, na presença do Espírito, pedindo que o Senhor fizesse novas todas as coisas, mais uma vez, na vida de tantos que guardo no meu coração, no chão deste país, e na vida de tantos que neste mundo sofrem. Sofrem nas guerras, em consequência de catástrofes, sofrem porque não tem nenhuma esperança nem sentido de vida, e sofrem porque são cristãos, porque amam Jesus e amam a Virgem Maria. Acho que nessa hora um grupo de sacerdotes ou seminaristas espanhóis entrou e com um vozeirão muito piedoso começaram a cantar a Salve Regina em latim...não teve jeito: danei a chorar! Parece até que eu nem sou filha da D.Glória e sobrinha da Maria Francisca.
Pode ter certeza que se você se recomendou às minhas orações, ontem em Jerusalém, você foi lembrado. Jerusalém, a cidade de todas as cidades, sobre quem o Senhor chorou...Foi Nossa Senhora, a Mãe das Misericórdias, que apresentou cada uma de nossas necessidades Àquele que vem e que nos ama com amor eterno!

Nenhum comentário: