sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Por que sumi?

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira das Américas, aquela que soube se inculturar perfeitamente...lembro-me que a primeira vez que ouvi uma longa e comovente explicação sobre o milagre da tilma do índio Juan Diego - hoje em dia santo canonizado, se não me engano - onde Nossa Senhora imprimiu seu rosto e imagem, o detalhe que mais me comoveu foi o fato dela ter se apresentado com a mesma cor de pele e fisionomia dos índios locais. Dessa maneira a evangelização até aquele momento difícil, lenta e 'emperrada', tomou novo fôlego do Espírito e se espalhou rapidamente já que a população local se reconhecia na fisionomia da Mãe do Senhor e, por causa dela, aceitava e aderia a Jesus. Onde Nossa Senhora está sempre o Espírito Santo se manifesta levando os corações ao Senhor.

Estes dias andei sumida resolvendo uma questão delicada de documentação e exames médicos referentes à renovação do meu auxílio-doença junto à Embaixada do Brasil, para ser encaminhada ao Ministério da Previdência. Exercício de paciência e de persistência, de confiança e louvor, mesmo que a pressão da gente até suba...mas não é nada sério, que ninguém se preocupe, mas conto com a oração dos amigos. É que às vezes as orientações que a gente recebe no Brasil não correspodem à realidade local...não quero entrar em detalhes. Na verdade tem gente muito querida me ajudando (essa é prá você Ric) e a Providência Divina tem me surpreendido. Mas o exercício da fé de que o Senhor é também Senhor do tempo, dos prazos, das datas, das burocracias, da má e da boa vontade das pessoas, é um salutar exercício diário neste tempo de AdventoCreio, porém, que vai dar certo e dando certo para mim, aprendo o caminho das pedras e o indico para outras pessoas, como tantas vezes Deus permite em minha vida.

Nenhum comentário: