terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Obediência

Eu havia prometido colocar a imagem maior do afresco de Pentecostes onde Nossa Senhora reza pedindo o cumprimento da promessa de Jesus de derramar o Espírito Santo sobre a face da terra depois de sua morte e ressurreição. Este afresco está em Jerusalém na Abadia da Dormição onde Nossa Senhora foi levada aos céus pelos anjos. Diz o Abuna Elias Chacour que o Espírito veio como um vento impetuoso, como um vendaval, que varre e cobre tudo...que assim devemos também nós pedir que Ele venha em nossos corações.


Por estes dias li alguma coisa do Pe.Raniero Cantalamessa sobre a obediência, que me esclareceu tremendamente. Para quem não sabe, o Pe.Raniero é um italiano, capuchinho, muito conhecido no mundo católico, grande teólogo porque consegue mesclar conhecimento intelectual penetrado da unção e da graça do Espírito Santo, capaz de tocar e converter os corações. A leitura de tudo que ele escreve é quase obrigatória! Nunca vi nada que não fosse excelente! Para quem nunca teve a curiosidade, vale a pena acessar o site oficial dele, que tem este endereço: www.cantalamessa.org

Falando sobre a obediência ele apontava a questão da atitude interior, a atitude de colocar tudo em oração, primeiramente, nas mãos de Jesus, pedindo a sua orientação, procurando saber a vontade do Pai. Essa atitude é a postura básica de quem quer ser obediente e quer aprender a cultivar a verdadeira humildade de coração que não tem nada a ver com negar a própria inteligência, bom senso e raciocínio. E foi neste ponto que o texto me iluminou. Submeter todos os assuntos, planos, desejos, gastos, convites, compras, relacionamentos, amores e desamores, viagens, férias, presentes, anseios nas mãos do Senhor, não é negar a própria capacidade de escolha e inteligência, de lógica e lucidez, de liberdade e responsabilidade mas é desejar viver tudo isso na mais perfeita comunhão de amor com a Vontade de Deus que é sempre perfeita e boa para nós. Assim Jesus agia, assim Jesus fez, todo o tempo e por isso foi considerado O OBEDIENTE.

Ser obediente então, é uma atitude de abertura interior de quem quer levar à plenitude as próprias potencialidades, cultura, estudo, a própria liberdade e responsabilidade, submetendo todas as realidades interiores e exteriores ao Senhor em oração. Assim Deus fica no centro das ações. Ele age através dos fatos e das pessoas, das circunstâncias, até dos infortúnios porque foi dado a Ele este poder na entrega feita em oração, por amizade e amor. Não é que eu tenho que, por obrigação, nem com 'emburrecimento'. Muito menos tem a ver com comodismo. Ao contrário, quem quer ser obediente quer ver a ação e a presença do Espírito de Deus, que tudo dispõe para o bem, acontecer em si mesmo, em todas as criaturas, pessoas, relacionamentos e ações humanas! É uma parceria! Quem quer ser obediente quer ser amigo de Deus e amigo de todos os homens nas mais simples e singelas atividades de cada dia, ou até naqueles escolhas que dão rumo definitivo à nossa vida e à vida de quem está ao nosso redor.

Que Deus que nos deu o privilégio de viver num mundo tão independente e nos concedeu tantas conquistas de liberdade e autonomia - o que é maravilhoso -, nos livre da pouca inteligência de não sermos totalmente dependentes e obedientes a Ele que é a própria Liberdade, a própria Beleza e todo Amor.


Shalom! Salaam!

Nenhum comentário: