segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um fim de semana especial

Esta foto foi suada para tirar e sair bem, mas até que deu certo. Emmir na Fiacolatta, do lado de fora da Basílica da Anunciação em Nazaré, participando do terço rezado por todos os peregrinos. No fundo temos várias tendas e muçulmanos celebrando o fim do Ramadan, parando para ver a procissão dos cristãos celebrando a Virgem Maria que, graças a Deus, Maomé (ou Mohamed como se diz em árabe), também amava. Que Ela interceda por todos nós! Amei esta imagem.

Os missionários da Comunidade Shalom em Nazaré, da direita para a esquerda, afinal estamos em território semita onde se le e escreve nesta direção: Ana Paula, Marquinhos, Emmir, Raquel, Socorro e Beto. O último rapaz entrou de gaiato na foto... estávamos diante da gruta da Anunciação em Nazaré, terreno santo, no fim do terço recitado e rezado com os peregrinos a cada sábado do ano.

Na cozinha do apartamento cedido pelos franciscanos onde moram nossos irmãos da missão de Nazaré. Na foto além dos citados anteriormente, estou eu e Angela, que veio acompanhando a Emmir nesta viagem à Itália e França para dois congressos com o intervalo de seis dias de férias na Terra Santa.

Esta foto foi a última tirada em Isifya na casa da Silvânia e Tennessee com todos de casa mais as visitas especiais da Emmir e Angela. Mas como sempre acontece, como não foi a dona da câmera que tirou a foto ficou fora de foco... Pena!

Agora vamos às notícias depois de algumas fotos.

No último fim de semana tivemos excesso de festas ao nosso redor. Desde o entardecer de sexta-feira, dia 18, os judeus já se apresentavam em roupa de gala para celebrar o ano novo ou Rosh Hashana, entrando no ano 5770. Como eu estava passeando com a Angela Miyashiro em Jerusalém, tentando apresentar alguma coisa da cidade a ela, vi os nativos à rigor. Na tarde de sábado houve uma primeira chuvinha de cinco minutos, muito significativa para os que moram em Israel, sinal de bons presságios para esta terra árida que não via uma gota de chuva desde abril. E no sábado as festas se cruzaram: se os judeus celebravam o ano novo os muçulmanos festejavam com muitos fogos, música na rua e comilança o fim do Ramadan, que são os 40 dias de jejum de preparação para celebrar o sacrifício de Isaac, outra festa que vem a seguir. Como é este jejum dos muçulmanos é capítulo a parte, como se dizia num quadro de humor na TV, 'há controvérsias'...
E em meio a estas duas grandes festas, além da alegria da chuva, nós cristãos, que estávamos em Nazaré, participamos da Fiacolatta que é o terço rezado em cinco idiomas com os peregrinos do mundo todo que vão até à Basílica da Anunciação na noite de sábado. A Comunidade Shalom tem a responsabilidade de animar e organizar este terço, semanalmente, com a ajuda dos franciscanos e de outros membros voluntários, paroquianos. E há violões, músicas antigas e novas e um jeito novo de honrar a amadíssima Senhora, nossa Mãe, levando os turistas a se tornarem peregrinos, rezando e intercedendo aos pés da Virgem por suas intenções particulares e por todas as outras. Neste sábado incluimos as vidas e as intenções de judeus e muçulmanos, nossos irmãos, mesmo se eles não nos consideram muito assim. Mas o que se pode fazer se o nosso Deus se fez Cordeiro e nos convida a sermos como Ele? Nosso caminho é o do Amor traduzido em perdão, diálogo, e construção da Paz, defesa da Vida, da Humildade e da mais absoluta confiança na misericórdia do Pai que faz chover sobre justos e injustos. E se ainda não vivemos assim pelo menos sabemos para onde Ele nos leva a medida que transforma nosso coração.

Como Comunidade a maior alegria foi ter a presença da Emmir conosco, entre nós, rezando o terço e carregando o ícone do quinto-mistério gozoso. As fotos acima dizem tudo e nos enchem o coração de alegria por sua visita tão materna, fraterna, humana, generosa, pacífica, descomplicada, fortalecedora, simples, verdadeiro mimo de Jesus. Que o Senhor esteja com ela nestes dias que precedem o retiro e depois em Ars, na França, nos dias do retiro internacional de sacerdotes.
Shalom!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Elena. Não sabia que a Emmir estava por aí. Eu aqui pertinho sei notícias dela em Israel...
Passei para dar um aló.
Deus te abençoe sempre mais.
Shalom.

Anônimo disse...

Obrigado Elena... É maravilhos saber que em Jesus estamos todos unidos, num só Corpo e nun só Coração.
Shalom!

Anônimo disse...

Olha aí a nossa mãe Emmir!!!!!!
Vou vê-la no Fórum.
Obrigada Senhor pela tua providência.

Shalom!
Raiane
www.amigosshalompetrolina.blogspot.com