quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tudo é dom

Na Comunidade de Vida costuma-se ler um parágrafo das Regras e Estatutos da Comunidade Shalom no café da manhã antes de se dar graças pelos alimentos que nos são doados pela Providência, que também nos dá mais um dia de vida.
Rarissimamente eu escuto o que está sendo lido porque tomo meu café com leite (muito mais café que leite) a parte, uns cinco minutos antes do sino tocar para os irmãos virem para o refeitório, porque meu horário é todo cronometrado para não perder o ônibus. Além disso, eu também tomo café sozinha para ter tempo de ler as duas principais palavras da Liturgia da Missa do dia, para que meu coração e mente, desde cedo, sejam alimentados, e não só meu estômago, que ronca vazio, de manhã.
Tem dias, porém, que a gente se perde em detalhes e atrasa, como foi hoje e, quando entrei no refeitório, estavam para começar a ler um parágrafo. Parei para escutar. Acho que eu precisava ouvir esta pérola que nossas regras nos lembram e quis partilha-la aqui. Diz assim: 'a oração pessoal é um dom a ser acolhido'.
Mais uma vez as coisas são colocadas no seu devido lugar: o compromisso com a vida de oração por duas horas entre oração pessoal e estudo bíblico, é o compromisso de estar ali, aos pés do Senhor, para acolher um dom que o Espírito Santo quer dar a todos com a mais absoluta certeza. O desafio está na disciplina do parar para rezar, do ir para a capela ou para um cantinho sossegado. A luta se enfrenta na hora de largar o computador, as tarefas, as distrações externas e internas, o celular, e no determinar-se a ir e deixar-se convencer que a oração é prioridade porque é o tempo gasto com Jesus.
A oração é alimento assim como o café da manhã. É alimento que me espera e que me é dado por Deus. E hoje de manhã eu tive novamente convicção de que a oração é um dom a ser acolhido por todos da Comunidade, da Vida, da Aliança e da Obra, e não somente para meia dúzia de privilegiados...
Pensando bem, a oração é um dom que o Senhor dispõe a todos aqueles que O querem conhecer de verdade, mas será que a gente quer mesmo conhecê-lo?

2 comentários:

acdodan disse...

oi helena meu nome é Caio faço parte da obra aqui em mossoro. quero te dizer que a questao da oraçao que vc falou nesse blog ta sendo de mui proveito pra mim.
SHALOM!!!!!!!

Anônimo disse...

Belo texto!!!
Deus me ama tanto e ainda correspondo muito pouco.
Que o Senhor me ajude a permanecer firme Nele.
Shalom!
Raiane