domingo, 4 de julho de 2010

Quando o Evangelho se Concretiza

E o Brasil voltou para casa e a Argentina também... Agora é torcer para o Uruguai, pois é time latino-americano, mas eu acho que quem leva a Copa é a Alemanha. Tem um lado bom neste fim da euforia, as pessoas voltam a se preparar melhor para as eleições porque voltam à real. Mas é de outro assunto que eu quero falar.

Estes dias me caiu a ficha de que tenho feito uma experiência incrível e muito concreta do Evangelho, provando que a Palavra de Deus é viva e real, mais uma vez! É o texto que fala das promessas para aqueles que derem a vida por amor a Jesus e ao Reino de Deus. Os três evangelhos sinóticos falam deste assunto: Mateus 19, 29, Lucas 18, 29-30 e Marcos 10,28-30 e nos três é Pedro quem pergunta a Jesus o que receberiam eles, os primeiros apóstolos e discípulos, por terem largado tudo e seguido o Cordeiro de Deus.

Todos os textos falam do cêntuplo já nesta vida e no fim, a vida eterna. O que já é uma senhora promessa, pois tantas vezes nos esquecemos que nossa vida é um sopro. Viemos da eternidade e para lá voltaremos. Mas voltando aos evangelistas, Marcos é bem preciso na lista que apresenta apesar de ser o mais sintético dos evangelistas. Ele descreve com exatidão aquilo que se perde e o que se ganha: casas, irmãos, irmãs, pais, mães, filhos, terras. O que é singular vira plural, como no caso de casa, terra, pai e mãe e o que era plural, é multiplicado por cem no caso de irmãos, irmãs, filhos e filhas. O sabor do Reino fica por conta das perseguições e incompreensões, que nos fazem viver na Cruz e a partir dela como discretamente fala S.Paulo na epístola aos Gálatas 6, leitura da Liturgia de hoje. Ele se gloria na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, não da Cruz como objeto externo e temido. As perseguições nos empurram à dinâmica do sofrimento que salva e esconde o maior Amor e nos fazem conhecer Jesus de um jeito mais íntimo.

Não tenho dúvida de que por misericórdia e fidelidade de Deus tenho conhecido outros pais e outras mães que no mistério da comunhão dos santos fazem este papel e me protegem, escutam e me apontam e desafiam a continuar crescendo na dinâmica libertadora da vida no Espírito, crescendo em santidade, nas virtudes, no perdão, no louvor e na alegria, no não medo do sofrimento e das perseguições... São pessoas incríveis! Mesmo com todos os limites impostos pela missão e as circunstâncias que me cercam em Israel, o Senhor tem me dado pessoas para quem sou filha e para quem aos poucos aprendo a ser também mãe e irmã. É uma belíssima e viva ação do Espírito que me dá gratidão e coragem para enfrentar as dores e perseguições que mesmo tendo a companhia do próprio Senhor Jesus, não deixam de doer um bocado. Tem doído um bocado mas também elas me fazem ser testemunha assim, de que a Palavra de Deus é viva e eficaz.

Me perguntaram outro dia se eu voltaria para o Brasil, e se eu voltasse o que faria? Respondi que sinceramente não sabia, mas pensando bem, acho que sei. Sei que posso esperar a Palavra de Deus se cumprir integralmente no que diz respeito a casa, terras, ou seja ao que diz respeito a sustento e ao futuro, pois tudo vem do Senhor e para Ele volta, e Ele é fiel. Como não cuidará de mim e de cada um que deu a Sua vida por amor a Ele? 

Um comentário:

Anônimo disse...

Elena, peço suas orações neste tempo que farei experiencia vocacional.

bj
Somos felizes!Somos shalom!!
Raiane