segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vigília de Oração

Na sexta-feira dia 23 tivemos uma reunião de oração ecumênica promovida pela Igreja Melquita para rezarmos pela paz na Terra Santa e pelas vítimas da Faixa de Gaza. Tudo foi simples e belo, com muita oração e música - tudo é cantado! Havia padres carmelitas, um bispo ortodoxo, um pastor protestante e povo em geral. Mas forte mesmo foi a palavra do bispo Elias Chacour, o dono da casa, falando sobre a pergunta do Senhor a Caim depois de matar Abel, que ainda ecoa sobre nossas cabeças: 'onde está o teu irmão?'.
Disse o bispo que o mais honesto de nossa parte a maioria das vezes é responder: não sei! pois verdadeiramente só quem sabe responder onde está o homem é Jesus Cristo morto e ressuscitado. Só Ele sabe realmente onde está e como está cada pessoa humana! Por causa desta nossa certeza é que nós nos reunimos para rezar, para louvar, para interceder, para pedir perdão. A oração é e será sempre o refúgio e a fonte de todas as ações humanas. E por causa da dor nós nos reunimos como povo de Deus na casa de Deus para a oração e nada deve nos impedir de fazê-lo. Este é o papel dos cristãos do munto.
E na Terra Santa porém, os cristãos que também são cidadãos de Israel devem continuar amando, rezando e respeitando os Judeus, sem deixar de ter a coragem de dizer que discordamos da política de guerra que o Estado adota.
Graças a Deus quem estava do meu lado sabia o árabe e pôde traduzir ao menos estas idéias principais da homilia do bispo que eu faço questão de passar adiante porque são cheias de sabedoria e verdade.
Nós cristãos somos pessoas de oração, que comungam com o e do Ressuscitado! Que nada nos impeça de rezar sempre, custe o que custar... e como custa!

Nenhum comentário: