quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Uma menina nos foi dada

Faltam somente dez dias para o Natal e novamente a memória traz à tona os Natais vividos anteriormente, principalmente na infância e juventude e as emoções se agregam às lembranças num misto de saudade, ternura, gratidão e amor enorme. Amor pela família, amor a Deus mesmo, amor pela vida. Época de Natal também representava férias, viagem, estar com a família maior em Belo Horizonte ou Brasília - houve os anos de DF quando duas tias moravam na Capital - amigo secreto, compras e presentinhos. Surpresas, declarações de amor, estar junto, pertença.

Este é minha terceira experiência de Natal com frio e na Terra Santa onde tudo de fato aconteceu. É complicado ir à Belém, cidade, mas este ano desejei muito fazer de mim mesma uma Belém para Jesus nascer novamente, encarnar-se mais plenamente, encontrando um lugar mais 'limpinho' e digno, que é meu interior, sua manjedoura por excelência. É no coração que Ele habita e é lá que sua presença deve crescer e brilhar mais.

Na minha casa Natal era tempo de faxina grande, daquelas que troca os móveis de lugar, que limpa cantos e teias de aranha, que dá fim nos entulhos. Era tempo de arrumação dos armários para dar os excessos e começar tempo e ano novo com garra e mais pobreza. Mamãe adorava nos propor uma 'campanha' em prol de alguma virtude, relacionamento, estudo, sei lá o quê que merecia melhorar. Claro que fazíamos milhões de bicos e muxoxos mas obedecíamos e entrávamos na dança. Talvez sem tanta consciência ela e papai nos ensinavam concretamente a viver a graça espiritual que se recebe no Advento: preparar-se para acolher novamente Jesus, amando-o mais, resistindo menos, com mais espaço para Ele falar, transformar, agir, comunicar-nos seu Amor e Paz... 

Como fazer essa faxina interior? Só mesmo a oração e a Palavra de Deus para agirem como espelho que ilumina porque apresenta o amor de Deus total manifestado em Jesus. E quanta distância há entre esse amor gratuito e o meu. Não é escrafunchar pecado, porque esta é uma atitude doentia e nada de Deus, mas é dar tempo para pensar e olhar o mistério do Senhor que desce e vem até mim, até nós. É olhar e amar a Jesus, a Maria, a José, aos pastores, aos anjos e ao Pai doador de tudo isso.

O que atrapalha é que corremos tanto para preparar o Natal que deixamos escapar pelos dedos a alegria da vida que nos chega pelo nascimento desta criança. Este ano posso dizer que não somente um Menino nos foi dado mas também uma Menina, a Silvinha, filha da Silvânia e do Tennessee que está querendo nascer prematura, antes do tempo, só de seis meses e meio... Rezemos e esperemos por ambos: Jesus e nele a Silvinha de cujos lábios e coraçãozinho sobe desde já o perfeito louvor a Deus como diz o salmo 8. Que ela seja sinal do quanto Deus ama pelo simples fato de ser criança, a nossa Menina!

Ah! Antes de terminar, me perguntaram se Isifya e Aissefia são a mesma vila. São sim. A segunda escrita é como se pronuncia, a primeira é como se translitera o nome da vila do árabe. Em hebraico se diz Usfia. É muito nome para tão pouca gente, mas também quem manda ser uma vila do Monte Carmelo! E viva o Natal!

Partilho esta breve mensagem do Papa Bento XVI que fala de Jesus que vem nos dizer: eis-me aqui, vem a mim, eu te amo!

Most of us in the world today live far from Jesus Christ,
the incarnate God who came to dwell amongst us.
We live our lives by philosophies, amid worldly affairs and occupations that totally absorb us and are a great distance from the Manger.
In all kinds of ways, God has to prod us and reach out to us again and again, so that we can manage to escape from the muddle of our thoughts and activities and discover the way that leads to him.
But a path exists for all of us.
 The Lord provides everyone with tailor-made signals.
He calls each one of us, so that we too can say: "Come on, 'let us go over' to Bethlehem - to the God who has come to meet us."
Yes indeed, God has set out towards us.
Left to ourselves we could not reach him.
The path is too much for our strength.
But God has come down.
He comes towards us.
He has traveled the longer part of the journey.
Now he invites us: Come and see how much I love you.
Come and see that I am here. (Pope Benedict XVI)

Um comentário:

Aladir disse...

Muito linda Elena! Já estou em oração pelo bebê da Silvãnia e Tenesse!