segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Quem sofre mais?

Me enrolei hoje no horário de ir para o trabalho e, na correria, nem consegui ler a leitura do Evangelho do dia. Passei o dia com muita saudade da minha mãe e com vontade de ouvir a sua voz... mas ela não me liga! Não sei quem sofre mais de saudade, se ela ou eu. Deve estar enrolada nas coisas dela e como aqui a pobreza é evangélica mesmo, não dá para abusar pedindo para usar o telefone com a freqüência que se gostaria. Vamos ver se no final de semana consigo resolver isso ou até mesmo a novidade - que já não é nem tão nova assim - de conseguir uns créditos do Skype Out e aí facilitar essa comunicação oral com quem não tem internet.
Com essa não leitura do texto bíblico logo cedo, só fui lembrar que hoje é festa de Nossa Senhora das dores na hora da missa. É claro que a gente reza por todas as mães que sofrem de saudade pela perda de seus filhos, estejam eles vivos ou mortos e por todas as grávidas, por todas as mães que necessitam de consolo e fortaleza, sabedoria e paciência, além de rezar obviamente, pela prórpia mãe como eu fiz! Saber que a Mãe de Deus conhece as dores agudas de um coração materno, deve ser uma fonte inesgotável de consolo para quem é mãe.
Mas eu lá fiquei, ainda com mais saudade da D.Glória, a mamma, mamãe, agradecendo ao Senhor por ela ser quem é e por ter me ensinado a ama-Lo e a amar Nossa Senhora. Fica difícil dar peso de valor aos presentes de Jesus para nós, mas pensando bem, nos ter dado a Sua Mãe como nossa Mãe no fim da agonia que nos daria a salvação, é como botar ainda mais calda de chocolate por cima de um bolo que já está perfeito e pronto, que já tem cobertura e tudo! É o extra, é o melhor de tudo, é o extrapolar de amor! É amor constrangedor do Deus cristão que é único e para todos, inconcebível para tantas outras filosofias e até religiões!
E o pior é que tem gente que acha que amando Nossa Senhora vai amar menos Jesus, e prefere não receber o presente que ele deu. É tão sem sentido como a gente imaginar uma criança preferir não ter mãe, não ter amor, não ter consolo, não ter colo, não ter proteção...
Mãe Imaculada, Mãe de Jesus, eu te amo! Abençoa a minha mãe e todas as mães que eu conheço. Abençoa a maternidade humana e espiritual de todas as mulheres que eu conheço, e não nos deixes jamais endurecer e fechar o coração para dar amor a quem precisar de nós. Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUERIDA ENA, OBRIGADA 'PELA PARTE QUE ME TOCA' - QUANDO VOCÊ REZA POR SUAS 'MÃES' -
DAS QUAIS VOCÊ DIZ QUE SOU UMA... LEMBRA-SE DAQUELE LIVRO DA "VOLTA DO FILHO PRÓDIGO"? DE HENRI NOUWEN
(+ OU - ASSIM) POIS É. TEM UMA HORA QUE DIZEM PARA ELE QUE ELE NÃO É MAIS O 'FILHO PRÓDIGO' MAS SIM ... O PAI!! VOCÊ NÃO ACHA QUE É HORA DE SER 'MÃE' TAMBÉM?
DEUS TE ABENÇÔE EM TUDO.
COM CARINHO , SUA TRINITY