quarta-feira, 27 de maio de 2009

Com Nossa Senhora à espera do Espírito

Na semana anterior à chegada de Bento XVI eu tinha voltado a caminhar, botando pilha em todos de casa para aderirem ao exercício físico que nos ajuda a ter uma vida mais integral, pois alma, corpo e mente ficam mais bem cuidados. Mas mal comecei e tive que parar. Semana passada houve retiro e esta semana tem tríduo preparando Pentecostes. Mas semana que vem eu volto com a graça de Deus. Mas antes da volta à vida normal e à rotina mais saudável, sinto-me como uma criança à espera de uma grande festa que está para acontecer. E esta festa é Pentecostes!

Por causa da Renovação Carismática e por ter estudado no colégio das Servas do Espírito Santo, sempre me senti 'ligada a Ele, ao Espírito de Jesus' e aprendi desde cedo por causa da experiência do batismo no Espírito e a imediata paixão pela Palavra de Deus, a me debruçar sobre os Atos dos Apóstoles, em especial o capítulo 2. Muito lindo saber que Nossa Senhora estava lá, intercedendo pelos apóstolos e discípulos, homens e mulheres, conversando com Jesus, à espera mais uma vez que Ele cumprisse sua promessa e ouvisse sua intercessão. Muito lindo ver o fogo, o vento, a ação do Espírito na vida das pessoas.
Nunca pensei que viria à Terra Santa e jamais imaginei que viesse morar aqui como missionária. Porém sempre imaginei como seria o Cenáculo onde Pentecostes aconteceu. Tinha vontade de ver a sala descrita na Palavra de Deus, nos arredores de Jerusalém. Infelizmente a sala, o ambiente, onde houve a primeira eucaristia, o lava-pés e onde Jesus apareceu ressuscitado para os apóstolos não somente uma mas várias vezes, inclusive e especialmente para Tomé, está fechada e sob a custódia de Israel. O Papa João Paulo II pediu e recebeu autorização extraordinária para celebrar a eucaristia ali, mas até mesmo o papa Bento XVI dessa vez, se 'contentou' com a área de baixo que é aberta ao público, aos peregrinos e à visitação. O mesmo acontecerá conosco esse ano: celebraremos Pentecostes não na sala de cima mas na igreja ao lado, dos franciscanos. Com certeza vou fotografar e comentar mais a respeito no blog. O importante é reconhecer dentro de si esta urgência, a necessidade, a sede de água viva, a carência de amor, a vontade de ser mais de Deus para poder continuar fecundando o mundo, que geme na violência e na solidão.
É maravilhoso crer e testemunhar que Jesus Cristo, o Senhor, continua dando e derramando Seu Espírito sem medidas sobre a face da terra e no coração dos homens e das mulheres, daqueles que são seus que sabem que a vida cristã não é uma série de normas, um moralismo pesado, mas o encontro com Alguém que é Amor. Ser cristão, ser católico é ser um apaixonado e é o Espírito Santo quem apresenta as duas partes que se apaixonam: a alma humana com Jesus.
É o Espírito Santo quem faz acontecer o encontro de amor entre 'cada alma humana' e o mais 'belo dos filhos dos homens' para que elas se apaixonem e vivam felizes para sempre!
Vem Senhor! Vem Jesus! Vem Espírito Santo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Enita, na missa de Pentecostes, ainda mais, me põe presente aí com você tá? Uma fotinho, de repente, assim no bolso, pra eu estar presente com você, Nossa senhora e os discípulos. Bj