quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nós e a Peregrinação do Papa

As muralhas de Jerusalém no entardecer, ao fim da missa com o Santo Padre! Inesquecível a experiência!

O povo de casa fez muita hora comigo pelo escândalo e gritaria que fiz - mas não sozinha, garanto! - na hora que o Santo Padre passou de papamovel por duas vezes na nossa frente em Jerusalém! Cabeça alva, olhos muito azuis e olhar bondoso. Sorriu para nós, shalomitas brasileiros e nos abençoou!

Estávamos no Vale do Cedron, em frente ao Monte das Oliveiras onde se encontra o Santo Sepulcro. Do lado oposto se ve a muralha da Jerusalém velha com a Porta da Misericórdia, ou a Porta de Ouro que será aberta na segunda volta do Senhor (ou a primeira como crêem os judeus).
Representávamos aqueles quem amamos e servimos neste terra onde somos missionários, e também toda a comunidade, nossas famílias e amigos. Os franciscanos que tem a custódia do local, fizeram uma grande obra de aterramento e limpeza, resguardando as centenárias oliveiras, e montaram um palco gigantesco para a celebração da Eucaristia cujo tema era a Ressurreição do Senhor apresentada na pintura de Tomé tocando o lado de Jesus.

Estávamos felizes pela oportunidade de estar ali, também nós como testemunhas, querendo comprometer nossa vida ainda mais. Era a igreja de Jerusalém que se reunia pela primeira vez na história para celebrar a Eucaristia ao ar livre neste local. Um pequeno rebanho. As palavras do Santo Padre falaram de esperança e da certeza de que carrega este povo que aqui vive e sofre pelas tensões políticas, em seu coração e em suas orações.
Estas fotos ilustram a alegria deste dia. Abaixo o momento em que o papamóvel descia pela encosta até o vale, passeando no meio do povo.


Eu, com cara de turista, peregrina, morta de feliz! Estas camisetas brancas foram distribuidas na entrada. Vale a pena contar que passamos por 4 revistas: para entrar nos ônibus, depois para entrar no vale, a seguir uma terceira conferindo o código de barra de nossos convites para não haver falsificação e por último um detector de metal, igual a dos aeroportos. Foi longo e cansativo. Mas já esperávamos pois é conhecido o rigor de Israel com a segurança. Foi por isso que nós saimos de casa às 9:30 para uma missa que começou às 16:30. Mas já estávamos a postos, 'agarradinhos' nas grades que faziam o caminho por onde o Papa ia passar, desde as 2 da tarde...

Foto da basílica do Santo Sepulcro. Estamos no Vale olhando para cima à esquerda. A direita está a muralha da Jerusalém Velha e a nossa frente o palco. Depois postarei mais fotos.

Nós e o guarda da segurança, muito sem graça. Da esquerda para direita: Lorena, Silvânia, Yara, eu (meu cabelo está horrível nesta foto!), Leandro e Cristina. Está faltando a Viviane que no momento foi conversar com alguém da Pastoral Hebraica, provavelmente, e o Tennessee que ficou em Haifa resolvendo alguns assuntos importantes pois se casa daqui a um mês...

Amanhã tem mais. Amanhã promete pois o Papa subirá de Jerusalém e da região dos Territórios Palestinos onde esteve hoje, para a Galiléia onde se encontra a grande massa de cristãos. Ele celebrará em Nazaré pela manhã, ao ar livre, numa grande arena construída e à tarde celebrará vésperas solenes com os consagrados. A princípio era só para religiosos e religiosas mas acabamos de conseguir nossos convites para participar também deste momento dentro da basílica da Anunciação. Nossa Senhora nos deu este presente. Enquanto escrevo tem gente preparando os sanduiches e separando as garrafas de água mineral para a aventura que começará às 2 manhã quando partiremos de carro.
Depois eu conto... Shalom!

Nenhum comentário: