sábado, 4 de dezembro de 2010

Sobre o Incêndio

Quando eu escrevi ontem sobre o incêndio, no final da manhã, as notícias ainda eram meio esperançosas porque o fogo estava descendo para o lado do mar, porém foi por pouco tempo e as labaredas, por conta do vento, mudaram de direção e tomaram conta de outros lados da Monte Carmelo, na direção da Universidade de Haifa e até Delya. Milhares de pessoas de Isifya, que só tem tem 12 mil habitantes, sairam da vila. Inclusive um dos sacerdotes que mora lá, Abuna Emile, telefonou para a Cúria no fim da tarde para contar que o Exército tinha orientado que ele e vizinhança evacuassem a área. Ele mora na entrada da cidade, do lado da estrada onde o fogo começou.

Foi em Isifya que o incêndio começou por conta de alguém, não se sabe se por ação criminosa ou total irresponsabilidade, que colocou fogo num tambor de lixo. Bastou uma faisca para alastrar rapidamente o fogo numa terra seca que mesmo coberta por pinheiros bem verdes, não recebe chuva há um ano. O governo tem feito o que pode para debelar o fogo mas até agora sem sucesso porque não dá vazão. Quando um helicóptero derrama uma água química especial para apagar incêndio - eu nem sabia que existia - o fogo já se espalhou para além. Chegaram reforços da Rússia me parece e de outros países. De Haifa a gente vê a nuvem de fumaça. As cenas na televisão são mesmo de assustar.

A Comunidade continua em Haifa, espalhada na casa dos irmãos da Obra e no Tennessee e Silvânia, fazendo um rodízio para dar suporte especialmente à Viviane e aos funcionários do asilo que vieram com ela para cuidar dos idosos. Eles estão sofrendo um bocado, agitadíssimos, sem conseguir dormir, com as mazelas e demências completamente afloradas, estranhando o local apertado que lhes foi designado pelo Governo. Este asilo de Haifa é um prédio que foi transformado em asilo e os idosos de Isifya estão no primeiro andar, sendo que na vila eles vivem numa casa velha, mas espaçosa, ensolarada, limpíssima, que é canto deles, a casa deles onde estão acostumados. 

Peço oração para quem ler este post. Não sabemos até quando ficaremos aqui mas tudo indica que pelo menos mais dois dias. Realmente a situação precisa estar segura e sob controle para podermos voltar. Graças a Deus a fraternidade de todos nos empresta roupa e conosco partilha alimentação e oração. Temos rezado pedindo a intercessão do profeta Elias e de Nossa Senhora do Carmo para o Senhor rico em misericórdia, mais uma vez perdoar as nossas ofensas - quanta violência, injustiça, descaso de Deus e dos homens é cometida em Israel - e olhando a Face de Seu Filho Jesus nos mandar chuva e um tempo novo de graça e conversão já que o Natal se aproxima.

Obrigada por todos que escreveram emails e pediram notícias, das famílias, amigos e Comunidade. Estamos bem mas pedimos oração. Que a vontade do Senhor se manifeste e venha em socorro dos que trabalham de toda a sociedade, para dar fim ao incêndio. Amém! Amanhã se conseguir, voltarei à Cúria como faço agora, para poder acessar a Internet e dar notícias.

5 comentários:

Camilo disse...

Que tragédia... Que aperto no coração.

Estou rezando por vocês e pelo nossos velhinhos.

Essa Viviane é muito corajosa mesmo.

Deus os abençoe a todos.

Mª Helena disse...

Deus!
só soube agora...
orando por tudo, por todos...
Maria, passa na frente

Anônimo disse...

Estou rezando por vocês!!!

Deus abençoe a todos e Maria os guarde!!

Shalom!!!

Raiane
Petrolina-PE

Anônimo disse...

Querida Ena,
mais um desafio para a fé e, consequentemente, para a esperança e a verdadeira caridade cristã! Que Deus atenda às suas preces e abençoe a todos, fortalecendo-os com mais essa provação! Conte com minhas orações, minha solidariedade e meu carinho!
Shalom!
Berê

Anônimo disse...

Que Maria o que?
Jesus Cristo os guarde, Maria não é ninguem, é pecadora igual a todos.
Jesus sim é o Unico Senhor e Salvador.