Dia de Natal em Nazaré do lado do presepinho preparado na capela da casa da Comunidade. O Menino Jesus bem pequenininho era uma homenagem à Silvinha que está bem, graças a Deus, respondendo otimamente a todo acompanhamento que tem recebido no hospital. Silvania cada dia tem uma notícia e um encanto novo a partilhar e já a tomou nos braços várias vezes. A religiosa vicentina diretora do hospital colou com todo cuidado dentro da incubadoura uma medalhinha de Nossa Senhora das Graças. Fico imaginando como será o Natal de 2011 com a Silvinha bem esperta fazendo um aninho e vestida com roupa de inverno... será que eu ainda estarei na missão? Só Deus sabe. Na verdade só Ele que sabe de tudo e confiar em sua direção em nossas vidas gera paz e segurança.
Quem acompanha o blog deve se lembrar que em janeiro de 2010 eu estive na África em missão. Pois tivemos a alegria de acolher em Israel entre 27 e 30 o Pe.Christopher da Paróquia 'Mater Misericordiae' do sul da Nigéria onde estive por nove dias. Ele conheceu a Maria Emmir no retiro mundial de sacerdotes em Ars em 2009 e convidou-a para pregar um retiro em sua paróquia. Como ela não pôde ir, me enviou em seu lugar e agora o padre queria conhecer in loco a Comunidade Shalom. Ficou hospedado na Centro de Evangelização que é também a Casa Comunitária da Comunidade de Vida em Haifa, e assim viu a simplicidade com se vive. Em quatro dias conseguiu descansar e também fazer um monte de coisas: participou das Laudes, da festa de Natal da Obra, foi a Nazaré para a renovação das promessas de alguns irmãos - para mim pessoalmente uma alegria ter mais um irmão testemunhando a renovação das minhas promessas pela terceira vez - fomos ao alto do Monte Carmelo no Muraqa e depois ele celebrou com os carmelitas em Isifya tendo tempo de tirar uma foto da casa onde eu e Viviane moramos, além de visitar rapidamente o asilo e tirar duas lindas fotos com alguns idosos. Duas idosas ainda lúcidas que o viram ficaram impressionadas com este Abuna tão alto e negro, africano. Na foto acima, antes de sairmos para o passeio no Stella Maria e no Muraqa, Pe.Christopher foi conhecer rapidamente o nosso Sayeedna (bispo) Elias Chacour que o acolheu calorosamente e 'pediu' alguns sacerdotes nigerianos para a diocese da Galiléia já que na África as vocações são abundantes, graças a Deus.
Os cinco missionários que renovaram suas promessas temporárias no dia 29 de dezembro: Elena, Soraya, Silvânia, Tennessee e Yara. O principal celebrante foi Pe.Roman, um irmão e grande amigo, polonês, missionário também ele e responsável pela comunidade católica de língua hebraica de Haifa. Ele foi muito feliz na sua homilia sabendo falar da duas dimensões da apresentação de Jesus no templo que era, providencialmente, o evangelho do dia. A tradição judaica dizia que o primogênito deveria ser consagrado ao Senhor mas José e Maria apresentam Jesus, fazem a oferta e o recebem de volta, devolvendo-o depois ao mundo. Os verbos em polonês, italiano ou hebraico falam de apresentação, oferta e resgate deixando evidente esta dimensão de oferta. Também nós, todos, revestidos de Cristo no batismo, dom recebido, e por causa dele e por amor a Ele fazíamos este mesmo movimento de oferta e entrega de vida em resposta. O Padre também ressaltou que nosso primeiro compromisso é o Amor, é vivermos o Amor entre nós para testemunharmos a Luz e, para tal, é bom contarmos com a intercessão contínua da Virgem Santíssima. Que fosse ela a nos apresentar ao Senhor como fez com o Menino Jesus. Somente ela, como criatura ardeu de amor a Deus perfeitamente como uma sarça ardente que não se consome. Lorena também, como Responsável Local, ao nos acolher em nome da Comunidade, mais um ano como consagrados da Vida e da Aliança falou sobre a Providência Divina nos reunir em Nazaré, na escola de Nazaré, sob o olhar e a intercessão de José e de Maria para vivermos este novo tempe de consagração.
Após lermos nossas cartas e cantarmos o 'Veni Creator Spiritu' recebemos a bênção sacerdotal do Pe.Roman em nome da Igreja.
As suas missões completas e unidas. Na frente: Raquel, Kézia, Viviane e Erick (jovem em missão). Atrás: Socorro, Lorena, Elena, Soraya, feliz por estar do lado do Pe.Christopher, Silvânia, Tennessee, Yara e Beto. De pé na última fila: Pe.Roman, Ana Paula, Leandro e Tiago. Essa foto merece ser ampliada e colocada em porta retrato ou mural de cada casa comunitária. Que o Senhor nos abençoe e ajude a ser tudo o que Ele quer. Como digo sempre para os meus sobrinhos jovens: o que importa é ser amigo de Jesus e nunca desistir dessa amizade, querendo sonhar os mesmos sonhos do Senhor para nós, pois cada sonho de Deus realizado representa a nossa felicidade. Que a sua graça nos preceda e acompanhe a cada passe e dia de 2011.
Silvânia e Tennessee com padre Christopher que os convidou a passar umas férias na Nigéria a convite dele assim que a Silvinha tiver condições de viajar... Pense numa aventura para este casal que sempre desejou conhecer a África mesmo antes de se conhecerem... Primeira foto oficial dos dois após o evento paternidade e maternidade na vida do casal e da família. O sorriso não nega a felicidade. Ainda bem que o cansaço do corpo não aparece na fotografia.
Elena ou Adaese e Fr.Christopher. Este foi o nome que me deram no fim da missão na paróquia, na Nigéria, que significa na língua nativa ibo, 'filha do Rei'. Não é princesa, que é somente um título, me esclareceram, mas uma relação, é ser filha do Rei... muito significativo e importante para a minha história de vida.
Para todos verem o rosto dos meus colegas russos, todos eles, que estudam hebraico comigo. Sentada uma das professoras, Anat, que é judia nascida em Haifa. Eu, que em casa sou a veterana, na escola sou a caçula, tudo depende do referencial... Bom feriado, bom ano novo para todos! Em hebraico: hag sameah!
Amanhã escrevo mais! Shalom! Que mais e mais desejemos tão somente a vontade de Deus, principalmente onde ainda nos sentimos fracos, débeis, carentes e cansados, feridos, longe da virtude... mas por causa de Jesus que sempre vem e nunca se arrepende de nos amar ou de nos ter escolhido, é possível ter esperança que não decepciona.