domingo, 19 de outubro de 2008

Algumas Novidades


No dia de Sta.Teresa d'Ávila tomei a decisão de começar a estudar, por conta própria, o hebraico com a ajuda da Internet e de alguns livrinhos que ganhei. Achei no You Tube algumas aulas para iniciantes, tanto em inglês quanto em português muito boas, separei um caderninho, e deste então, tenho estudado meia-hora que seja, por dia. Estou às voltas com aprender a desenhar as 22 letras do alfabeto, que não tem vogal nem maiúscula, sabiam? mas que tem um 'desenho' para a escrita cursiva e outro para a escrita impressa, que torna o trabalho duplo. Alguém pode imaginar o que de imediato também pensei: para que aprender a escrever à mão se ninguém mais escreve à mão? Só que há muitas placas e sinais de lojas, impressos, escritos com as letras da escrita cursiva, ou seja, tem que aprender os dois. Confesso que é desenimador.

Comecei a entender desde então, qual é a experiência pela qual passa um adulto analfabeto na tentativa de aprender a juntar som e forma, e dar sentido a isso. Quando a gente é alfabetizado quando criança e experiência é totalmente diferente pois o mundo está sendo apreendido, sorvido, não há medo, mas quando se é adulto e se está numa outra cultura, aprender a língua, o alfabeto, a pronúncia, o vocabulário, é uma tarefa e tanto! Tudo é diferente no hebraico, até a direção, pois a leitura e a escrita são ao contrário, da direita para a esquerda, a gente sofre. Mas até esse sentido de contrário a gente tem que questionar pois como o hebraico, língua semítica, é anterior ao latim, nós é que passamos a escrever ao contrário, e não eles! Só rindo para não chorar! Me senti tão pequena, com o lápis na mão, copiando traço por traço, até formar cada alef, bet, guimel, e vendo os meus primeiros garranchos se formarem, escrevendo com aquela insegurança típica dos iniciantes. Lembrei-me da Francisca lá de casa, voltando a estudar com quase 40 anos, para aprender a ler e a escrever, e todo o seu esforço para assinar seu nome e anotar um número de telefone e o nome de alguém. Como eu te entendo agora as Franciscas e os Franciscos deste meu Brasil de tantos iletrados!

Para poder me auto incentivar, fui com a Viviane para Haifa, participar (com todas as devidas reticências no que se refere à palavra participação) da missa em hebraico no rito latino. Ela é esta moça do meio na foto acima, a única da casa que estudou o hebraico e está aqui há três anos ou um pouco mais, e que trabalha na pastoral hebraica. Nesta casa em Haifa, coordenada pelo Pe.David, jesuíta, participam da eucaristia, judeus de origem polonesa e judeus israelenses convertidos ao Cristianismo. É um grupo pequeno de adultos, não chega a 20 pessoas, e a Vivi dá aula de catecismo para umas adolescentes, que se preparam para a crisma. Consegui acompanhar toda a liturgia porque sei o que está acontecendo, e com muita alegria e propriedade, desejei SHALOM na hora do abraço da PAZ! Foi uma experiência muito interessante, mais uma!
Também inusitada é a vocação do padre David Neuhaus, sj, que é filho de judeus alemãos fugidos da Alemanha para a África, na II Guerra Mundial, sendo sul-africano de nascimento. Quando criança veio com os pais para Israel, como cidadãos israelenses e aqui, adoslescente, começou a se interessar pelo Cristianismo e pelo Catolicismo. Os pais quase morreram de desgosto mas disseram que ele esperasse fazer 18 anos. Quando se tornou maior de idade não somente quis ser batizado, mas sentiu o chamado ao sacerdócio e hoje é jesuíta, trabalhando como pacifista e dando assistência a outros judeus católicos, cidadãos de Israel.
É tanta história interessante que a gente vai sabendo e ouvindo, que a vida vai se tornando ainda mais bela e mais motivos se tem de louvar a Deus por seus caminhos perfeitos sobre toda a Terra. Quanto a mim, rezem para eu conseguir aprender e perseverar diariamente no estudo do hebraico. Amém!

Um comentário:

Anônimo disse...

QUERIDA ELENA, SINCERAMENTE, NÃO SEI PARA QUE APRENDER TUDO DA LÍNGUA HEBRAICA. VOCÊ NAO PRETENDE VVER A VDA INTEIRA A´, NÃ É MESMO? TR^WES ANOS PASSAM DEPRESSA E O SEU INGLÊS VAI AJUDANDO. ACHO QUE É GASTAR MUITA 'MASSA CINZENTA' PARA POUCO TEMPO. ALGUMAS PALAVRAS DO DIA-A-DIA, VÁ LÁ! MAS SIGA EM FRENTE COM O QUE FOR DO SEU AGRADO. E... PARABÉNS! AQUI TUDO BEM, GRAÇAS A DEUS. QUE JESUS E NOSSA SENHORA A ABENÇÔEM E OS ANJOS A AJUDEM SEMPRE E EM TUDO.
SUA TRINITY