quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Última Semana do Ano - Fotos e Novidades


Dia de Natal em Nazaré do lado do presepinho preparado na capela da casa da Comunidade. O Menino Jesus bem pequenininho era uma homenagem à Silvinha que está bem, graças a Deus, respondendo otimamente a todo acompanhamento que tem recebido no hospital. Silvania cada dia tem uma notícia e um encanto novo a partilhar e já a tomou nos braços várias vezes. A religiosa vicentina diretora do hospital colou com todo cuidado dentro da incubadoura uma medalhinha de Nossa Senhora das Graças. Fico imaginando como será o Natal de 2011 com a Silvinha bem esperta fazendo um aninho e vestida com roupa de inverno... será que eu ainda estarei na missão? Só Deus sabe. Na verdade só Ele que sabe de tudo e confiar em sua direção em nossas vidas gera paz e segurança.


Quem acompanha o blog deve se lembrar que em janeiro de 2010 eu estive na África em missão. Pois tivemos a alegria de acolher em Israel entre 27 e 30 o Pe.Christopher da Paróquia 'Mater Misericordiae' do sul da Nigéria onde estive por nove dias. Ele conheceu a Maria Emmir no retiro mundial de sacerdotes em Ars em 2009 e convidou-a para pregar um retiro em sua paróquia. Como ela não pôde ir, me enviou em seu lugar e agora o padre queria conhecer in loco a Comunidade Shalom. Ficou hospedado na Centro de Evangelização que é também a Casa Comunitária da Comunidade de Vida em Haifa, e assim viu a simplicidade com se vive. Em quatro dias conseguiu descansar e também fazer um monte de coisas: participou das Laudes, da festa de Natal da Obra, foi a Nazaré para a renovação das promessas de alguns irmãos - para mim pessoalmente uma alegria ter mais um irmão testemunhando a renovação das minhas promessas pela terceira vez - fomos ao alto do Monte Carmelo no Muraqa e depois ele celebrou com os carmelitas em Isifya tendo tempo de tirar uma foto da casa onde eu e Viviane moramos, além de visitar rapidamente o asilo e tirar duas lindas fotos com alguns idosos. Duas idosas ainda lúcidas que o viram ficaram impressionadas com este Abuna tão alto e negro, africano. Na foto acima, antes de sairmos para o passeio no Stella Maria e no Muraqa, Pe.Christopher foi conhecer rapidamente o nosso Sayeedna (bispo) Elias Chacour que o acolheu calorosamente e 'pediu' alguns sacerdotes nigerianos para a diocese da Galiléia já que na África as vocações são abundantes, graças a Deus.


 Foto bem linda: Lorena, Lubna, Father Christopher e eu na entrada da Cúria.


Os cinco missionários que renovaram suas promessas temporárias no dia 29 de dezembro: Elena, Soraya, Silvânia, Tennessee e Yara. O principal celebrante foi Pe.Roman, um irmão e grande amigo, polonês, missionário também ele e responsável pela comunidade católica de língua hebraica de Haifa. Ele foi muito feliz na sua homilia sabendo falar da duas dimensões da apresentação de Jesus no templo que era, providencialmente, o evangelho do dia. A tradição judaica dizia que o primogênito deveria ser consagrado ao Senhor mas José e Maria apresentam Jesus, fazem a oferta e o recebem de volta, devolvendo-o depois ao mundo. Os verbos em polonês, italiano ou hebraico falam de apresentação, oferta e resgate deixando evidente esta dimensão de oferta. Também nós, todos, revestidos de Cristo no batismo, dom recebido, e por causa dele e por amor a Ele fazíamos este mesmo movimento de oferta e entrega de vida em resposta. O Padre também ressaltou que nosso primeiro compromisso é o Amor, é vivermos o Amor entre nós para testemunharmos a Luz e, para tal, é bom contarmos com a intercessão contínua da Virgem Santíssima. Que fosse ela a nos apresentar ao Senhor como fez com o Menino Jesus. Somente ela, como criatura ardeu de amor a Deus perfeitamente como uma sarça ardente que não se consome. Lorena também, como Responsável Local, ao nos acolher em nome da Comunidade, mais um ano como consagrados da Vida e da Aliança falou sobre a Providência Divina nos reunir em Nazaré, na escola de Nazaré, sob o olhar e a intercessão de José e de Maria para vivermos este novo tempe de consagração.  


Após lermos nossas cartas e cantarmos o 'Veni Creator Spiritu' recebemos a bênção sacerdotal do Pe.Roman em nome da Igreja.


As suas missões completas e unidas. Na frente: Raquel, Kézia, Viviane e Erick (jovem em missão). Atrás: Socorro, Lorena, Elena, Soraya, feliz por estar do lado do Pe.Christopher, Silvânia, Tennessee, Yara e Beto. De pé na última fila: Pe.Roman, Ana Paula, Leandro e Tiago. Essa foto merece ser ampliada e colocada em porta retrato ou mural de cada casa comunitária. Que o Senhor nos abençoe e ajude a ser tudo o que Ele quer. Como digo sempre para os meus sobrinhos jovens:  o que importa é ser amigo de Jesus e nunca desistir dessa amizade, querendo sonhar os mesmos sonhos do Senhor para nós, pois cada sonho de Deus realizado representa a nossa felicidade. Que a sua graça nos preceda e acompanhe a cada passe e dia de 2011. 


Silvânia e Tennessee com padre Christopher que os convidou a passar umas férias na Nigéria a convite dele assim que a Silvinha tiver condições de viajar... Pense numa aventura para este casal que sempre desejou conhecer a África mesmo antes de se conhecerem... Primeira foto oficial dos dois após o evento paternidade e maternidade na vida do casal e da família. O sorriso não nega a felicidade. Ainda bem que o cansaço do corpo não aparece na fotografia.


Elena ou Adaese e Fr.Christopher. Este foi o nome que me deram no fim da missão na paróquia, na Nigéria, que significa na língua nativa ibo, 'filha do Rei'. Não é princesa, que é somente um título, me esclareceram, mas uma relação, é ser filha do Rei... muito significativo e importante para a minha história de vida.

Para todos verem o rosto dos meus colegas russos, todos eles, que estudam hebraico comigo. Sentada uma das professoras, Anat, que é judia nascida em Haifa. Eu, que em casa sou a veterana, na escola sou a caçula, tudo depende do referencial... Bom feriado, bom ano novo para todos! Em hebraico: hag sameah!

Amanhã escrevo mais! Shalom! Que mais e mais desejemos tão somente a vontade de Deus, principalmente onde ainda nos sentimos fracos, débeis, carentes e cansados, feridos, longe da virtude... mas por causa de Jesus que sempre vem e nunca se arrepende de nos amar ou de nos ter escolhido, é possível ter esperança que não decepciona.

Um comentário:

Soraya Mafra disse...

Tudo bem...! Nem ligo!! Vc esqueceu de me citar na foto das duas missões juntas... logo eu que estava ao lado do Pe. Cristopher. Só pq não dexei vc ficar perto dele???? rsrsrsrsrsrs...