segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um pouco de férias, um pouco de Copa

As fotos falam muito, portanto, escutem o que quero contar
 destes últimos três dias de férias. 

Fomos à Cesarea, área atualmente judia preservada pelos judeus, há uns 40 minutos de Haifa, com ruínas belíssimas do que foi uma próspera cidade com 50 mil habitantes no tempo de Herodes. Porto importante do império romano foi rota de comércio da Antiguidade e foco de expansão do Cristianismo. Foi em Cesarea que S.Pedro veio ao encontro de Cornelio como conta nos Atos dos Apóstolos. Depois do período Bizantino, houve a presença muçulmana, depois dos Cruzados, sucessão de terremotos, abondono total, até que um Rotschield, milionário judeu, seguramente inglês ou americano do início do século XX, comprou grande parte das terras para preserva-las e fazer daqui uma área turística.

Hoje a área habitada por judeus, de ricaços que vivem em condomínio, e a cidade romana em ruínas, é área turística muito bem cuidada que tivemos a alegria de conhecer. Valeu o investimento das parcas reservas financeiras para as férias, na compra dos ingressos. Pe.Roman e Victor, amigos da Pastoral Hebraica, sugeriram o local e nos levaram, 4 em cada carro, para este passeio muito especial. Na foto estamos todos. Só faltou a Cristina, infelizmente, que na sexta e sábado dava sua oferta de sacrifício em Isifya, no asilo. 


Domingo 21h, animação à espera do segundo jogo do Brasil.
Os rostos diferentes são da Carla, Ana Paula e Beto, da missão de Nazaré que vieram torcer conosco e passar o dia de descanso na praia.


Vista do Mar Mediterrâneo, ele novamente, que desde Chipre
me persegue com sua beleza estonteante que me lembra e fala 
todo o tempo da Beleza que é Deus.


Saindo da água... só eu tive a boa idéia de ir de roupa de banho mas, sozinha, não tive coragem de mergulhar, só mesmo as pernas...uma pena. Fica para uma próxima.


 Dá pra ver a vista de Avenida Atlântica que temos da sala do apartamento onde estamos passando as férias em Haifa? Pois é... presentes de Deus.
E sexta-feira tem mais!


Mais uma foto com outros rostos. Antes do jogo começar descemos e fomos chamar os vizinhos para virem assistir o jogo conosco dando uma dica indireta porém diretíssima de que o barulho e a gritaria seriam altos até tarde.
Ninguém foi. Ninguém reclamou. Felizmente para ambas afirmações.


Mais um pouco de Cesarea.


Essa foto ficou ótima!
Assim os parentes, amigos, namorados, caminhantes, curiosos e irmãos podem ver a beleza brasileira missionária em Israel na Copa do Mundo 2010!
Brasil rumo ao hexa! Já pensou se a final for com a Argentina?


Lorena e Viviane caminhando em meio às ruínas dos banhos romanos que eram abastecidos por água doce trazida do Monte Carmelo por aquedutos, verdadeiro primor da engenharia! 


Pe.Roman, Tennessee, Victor e Leandro.
Os quatro mancebos que nos acompanharam...gente boa,
grandes amigos e irmãos!



O Leandro adora fotografia. Melhor, ele adora ser fotografado! Quase pediu que eu fizesse um book dele para madar para a namorada, Daniela, no Brasil.  Achou o máximo esta foto com a estátua romana.


Entre o passeio da sexta e jogo do domingo, no sábado à tarde fui à missa na Pastoral Hebraica para celebrar os 44 anos de sacerdócio do Pe.Yakov - Romualdo, judeu-polonês sobrevivente do Holocausto, de quem já falei em posts anteriores. É uma pessoa e um sacerdote muito especial.
Ele estava profundamente comovido com a singeleza da comemoração, porque não esperava sequer que alguém lembrasse pois vive num kibutz, e foi surpreendido com o convite e carona do Pe.Roman. 


Dessa vez as meninas do grupo: Kézia, (de saia e sapato alto!), Lorena (de preto!), Viviane (ainda de muleta na fase final de calcificação do pé quebrado no dia do Halleluya!), Silvânia (comemorando um ano de casada), Yara (sempre fazendo pose) e eu, com indesejáveis quilos extas... é tempo de pegar minha dieta dos pontos dos Vigilantes do Peso.


A grande surpresa dada por Deus ao Pe.Yakov no seu aniversário de ordenação, além do Pe.Roman, polonês como ele, outros dois padres apareceram out of the blue na Pastoral para participar e celebrar a Eucaristia: o da esquerda, francês e o da direita, alemão. Nomes? Não guardei.


Coisa mais preciosa esta foto: dois grandes e sorridentes amigos poloneses, judeus sobreviventes do gueto de Varsóvia e católicos: Stella e Pe.Yakov.
Eu devia ter estudado fotografia e ouvido meu pai e sido jornalista...

 
Dois irmãos, dois amigos, dois poloneses, dois padres, unidos em Cristo Jesus no amor aos judeus e aos judeus batizados, cristãos. Estes nomes eu sei bem: Yacov - Roman.

Houve quem me escrevesse pedindo notícias das férias... espero ter matado a curiosidade de uns e o desejo de partilha de outros. As férias, o mar, os jogos e o calor têm sido intensos. Também saudáveis as caminhadas para chegar ao melhor lugar da praia, deliciosas as bolas de sorvete italiano e as brincadeiras comunitárias tem quebrado a rotina. Há tensão entre nós também... acho que é coisa de quem é gente. Quisera eu estar menos tensa, para ser honesta. Deus sabe, Deus sabe... ainda temos uma semana, e espero passar.

O nome da praia e do bairro onde estamos? Casa das Ondas! Bet Galim!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elena!!!
Gosto muito de ver fotos. Valeu po postá-las.

bj
Shalom!
Raiane

Fátima Simas disse...

Beleza pura! ver as cores do Mediterrâneo e aprender um pouco de história através da net.
Concordo com seu pai, você deveria ter feito jornalismo, mas Deus que tudo faz, a transformou em uma.
Férias produtivas e compartilhadas. Obrigada!