domingo, 6 de julho de 2008

O Noivado, as fotos e muita festa!

Esta foto é só para todos saberem como se parece o arcebispo melquita Elias Chacour, com quem vou ter a graça e o desafio de trabalhar junto, como secretária. Ele tem essa roupa preta, meio estranha, mas tem um jeito profundamente paternal com todos e 'não mete medo' de jeito nenhum. Todos dizem que ele é muito paciente, educado, um homem de oração profunda, de inteligência brilhante, cultura vasta e muita consciência do que Deus espera dele nestes tempos e nesta Terra Santa, que é de todos e não somente de árabes ou judeus. Na foto eu já estou sem batom e maquiagem, mas queria que todos vissem o meu rosto de hoje. Bendita tecnologia que nos aproxima! Conto verdadeiramente com a graça de Deus e com a oração dos irmãos na minha nova missão e prometo dar o melhor de mim. E para que eu de conta, é melhor deitar porque amanhã às 7:30 devo estar em Haifa para participar da missa com o bispo, tomarmos café na Cúria e anotar tudo o que ele vai querer de mim (e da Lubna) nestes quinze dias que passará na Austrália. Até amanhã. Ah! Fiquei feliz demais por ouvir a voz da mamãe e dos sobrinhos 'de Moraes Sala'. Valeu! Deus abençoe e até amanhã, quando postarei mais fotos. Mas as principais seguem abaixo:

Louvo e bendigo o Senhor por este dia de alegria na Comunidade e na vida do casal que finalmente noivou! Foi uma trabalheira imensa preparar todos os pratos para o jantar (super caprichados principalmente porque estávamos servindo árabes que comem muito e muito bem!), deixar a casa e o jardim brilhando e impecáveis, sendo que ambos são grandes, sem deixar de dar conta de todas as tarefas rotineiras que incluem, principalmente, o trabalhoso e exigente 'asilo' e as 'obras de restauração' das salas que serão o Centro de Evangelização, a ser inaugurado dia 9, próxima quarta-feira, se Deus quiser. Mas deu tudo certo e mesmo com o cansaço de todos saindo pelos poros, estávamos felizes e ainda deu tempo de improvisarmos uma 'quadrilha' com um forrozinho ao fundo quando as visitas sairam. Só que estas fotos ainda não chegaram a mim.


Esta foi a mesa preparada na varanda que circunda a casa para o jantar após a bênção das alianças e dos noivos. Em ordem: eu, Silvânia, Tennessee (já não aguento mais escrever tantas letras duplas!), Lorena, Abuna Elias Chacour, só as cabeças do casal Samir e... (ele o padre melquita da vila, casado é um extraordinário iconógrafo), pe.Leonel, colombiano, muito amigo da Comunidade, que vive no Monte Castelo do profeta Elias onde tem um carmelo masculino e Yossef, um dos sobrinhos do arcebispo que é seu motorista.



Estes são os 'rapazes' da casa ao redor dos quase noivos. Em ordem: Camilo (que deve seguir para a missão a ser aberta ainda este ano na Tunísia, África, e dono da câmera digital), Sivânia e Tennessee, Thales (filho da minha querida irmã de Célula, Maria de Jesus que aguarda um visto pois foi transferido para a Itália, e que já era um amigo em Fortaleza), e o mais jovem e alto da casa, Leandro, do Amapá, sempre alegre e que não vai ser transferido para lugar nenhum!


Aqui estão as 'moças' da missão ao redor do casal, na capela da casa onde a celebração de noivado aconteceu (estávamos tirando fotos enquanto o bispo chegava). Em ordem: Iara (que mora em Nazaré, mas vem transferida para cá daqui a um mês), euzinha, Lorena (responsável local e que fala um árabe exemplar e impecável), os felizes noivos Silvânia e Tennessee, Duca (que aqui é chamada pelo nome, ou seja, Heloísa), Viviane (grande cozinheira, adora tudo de computador e a que estudou hebraico), e Andréa (baiana a quem vim substituir e que caminha para entrar na CVida).


Esta foto é histórica: Abuna Elias Chacour, arcebispo da Galiléia, que veio oficializar o noivado de Silvânia e Tennessee na tarde do dia de hoje. Também compareceram o abuna Samir, padre melquita de Isefya, Samir, com a esposa, muito elegante e mãe de três filhos, mas que ainda não guardei o nome.

Um comentário:

Unknown disse...

Elena querida,
Li seu começo...e partes desta aventura, que acompanho com afeto, desejando paz e energia.Diz o poeta que "todos os começos são involuntários"...por isso apenas siga em frente, você está protegida por Deus e tem muito que aprender e realizar aí em Israel. E muito que rir e ser feliz! Adorei a carinha do seu arcebispo. Que amor! Manda um beijo prá ele. Feicidades para os noivos. Que comemoração harmoniosa e íntima!Vamos ver se agora consigo colcoar meu comentário no blog. Tudo de bom. Beijos, Iúta