terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sta.Teresinha, rogai por nós!


Hoje as notícias são bem rápidas, só mesmo para que os meus amigos e amigas, que lêem o blog com freqüência, possam se sentir felizes por encontrarem algo novo, já que a história do ursinho terrorista já correu na web. A gente até acha um pouco de graça neste fato acontecido com a Lorena, mas na verdade eu peço que todos que lerem, se lembrem de rezar pelos cristãos da Terra Santa. Quando a gente está no Ocidente, acaba sabendo muito pouco ou sabendo nada, sobre o que acontece em Israel. Temos as notícias da televisão como a maior fonte de informação, só que as notícias apresentadas na tv são sempre sensacionalistas ou tendenciosas, chamando a nossa atenção para os homens-bomba e os terroristas, que a gente acaba achando que são todos árabes. Como se árabe fosse sinônimo de ser terrorista. A gente generaliza e acha que todos os extremistas são árabes, confundindo e esquecendo que há extremistas muçulmanos e extremistas judeus também. Na verdade a gente mistura raça com credo e religião. E pior, a gente esquece de rezar, proteger e falar dos árabes-cristãos desta terra, descendentes dos apóstolos, de Nossa Senhora, da igreja primitiva! A gente pensa que eles eram só judeus, os primeiros convertidos ao cristianismo! Na verdade a gente ignora muita coisa...

O fato de morar aqui e de conviver com o bispo Abuna Elias Chacour, que é árabe-palestino-cristão e cidadão israelense, me faz aprender muitas coisas, abrir a cabeça. Mais ainda, por ser Comunidade e Vocação Shalom, sei que estamos aqui para plantar sementes de reconciliação e não de divisão. Nem árabes e nem judeus precisam de mais inimigos - como costuma repetir o bispo. Precisamos continuar trabalhando e rezando - quem está longe - para que nas altas esferas políticas haja menos descaso e massacre dos cristãos que vivem oprimidos e humilhados em Belém, em Jerusalém e nos territórios ocupados. Precisamos rezar pelas negociações de paz se efetivarem - como milagrosamente aconteceu na Irlanda do Norte - na decisão de um estado dividido em dois, para palestinos e para judeus, pois a terra não é de ninguém, a terra é de Deus, que a quer dividida, melhor, partilhada entre seus filhos.

Peço que meus amigos do Brasil se lembrem de rezar pelos cristãos desta Terra, verdadeiros descendentes de Jesus, para que eles permaneçam, perseverem, não emigrem para todos os países do mundo. Rezemos para que haja um grande derramamento do Espírito Santo renovando os corações, as tradições, fazendo aparecer mais e mais vocações sacerdotais e leigas, para que o Evangelho do Senhor seja anunciado.
Quando o Estado de Israel foi criado, há 60 anos atrás, 25% da população era cristã, hoje não passa de 2%. Não podemos pensar somente em Israel e na Terra Santa como um lugar de peregrinação, precisamos pensar naqueles que vivem e sofrem aqui e que, com suas vidas e famílias, dão testemunho de Jesus Cristo morto e ressuscitado, geração após geração.
Acho que era isso que eu queria escrever hoje e pedir aos meus amigos que são gente boa de reza e de grande fé, que têm vida sacramental e vida de oração, que se lembrem destes assuntos que parecem ser somente da esfera politica, mas que são, verdadeiramente, de suma importância para o futuro da fé cristã no mundo.
E no mais, que amanhã, Sta.Teresinha distribua muitas rosas e muitas bênçãos da parte de Jesus para todos nós.